Atitude Feminina encantou e emocionou o público na gravação do DVD
>> sexta-feira, 18 de março de 2011
Dia 24 de fevereiro de 2011, às 20h. Guarde bem na memória essa data, porque essa foi uma noite histórica rap nacional. Esse foi o dia e horário da gravação do primeiro do DVD do grupo de rap Atitude Feminina. O local era mesmo digno de um espetáculo e foi o que o público que compareceu ao Teatro Nacional Claúdio Santoro presenciou na noite da última quinta-feira, desde a recepção, estrutura, cenário e até o último agradecimento.
Esse evento é uma prova que o rap está invadindo os monumentos culturais de Brasília e o do Brasil. E, é isso que a periferia merece.
Formado atualmente por Aninha e Hellen, o Atitude Feminina esta na luta contra a violência doméstica e a violência contra as mulheres, como é relatado na música “Rosas”, título do primeiro CD, lançado em 2006.
O que muita gente não sabe é que o grupo ficou conhecido em Brasília através do primeiro trabalho que foi na coletânea São Sebastião em Ação. O som “Neguinho da favela”, que acabou virando hino e até hoje é uma das músicas mais tocadas. São Sebastião, é uma das quebradas do Distrito Federal. E esse lugar ficou conhecido através do Atitude Feminina, que hoje é consideradas o melhor grupo de rap feminino do país.
Um dos momentos mais emocionantes da noite foi a homenagem a nossa eterna guerreira Dina Di. “Desistir Jamais” é o nome da música que estará no próximo CD do Atitude Feminina.
Posteriormente foi à vez do grupo de percussão brasiliense Patubatê. A perfomanda “Juntou ou Separado” foi feita com uma mistura de tambores, panelas e até peças de caminhões. Isso mostrou que sucata não é lixo, e pode sim ser transformada em música. O Patubatê preparou ainda um arranjo para a música “Sempre”, que tem a participação de Markão, do grupo Baseados na Ruas.
Já passava das 22h quando subiu ao palco, ninguém menos que um dos melhores grupos de rap gospel do país, Pastor Isais Jr e DJ Regis, do Provérbio X, cantaram “Direitos Abstratos”.
Uma das atrações mais esperadas era a participação de Renan, do grupo Inquérito. Mas, antes dele subir ao palco rolou um suspense. Através de uma ligação telefônica Renan informou que não seria possível estar presente, então Aninha iniciou a música “Mulher Guerreira” sozinha. Quando ninguém esperava, Renan saiu de dentro do carro que estava estacionado no palco e levou o público ao delírio.Taty, do grupo Beladona, participou com a música “Eu sei” e em seguinda Leif Bessa, Livio Anderson e Renato Bibas, integrantes do grupo gospel Manacrew, cantaram a música “Qual é a boa” e com a participação de Aninha cantaram ainda “Vazo em Tuas Mãos”, que foi um dos momentos mais bonitos da noite.
A décima sexta música a malandragem da quebrada nunca vai esquecer. “Enterro do Neguinho”, uma das melhores músicas do grupo, levantou o público do Teatro Nacional. E foi impossível não se emocionar com as lágrimas derramadas por DJ Raffa durante a apresentação. A emoção ficou ainda mais forte ao ver Giza Black, ex-integrante do Atitude Feminina, subir ao palco e se apresentar novamente ao lado das meninas.
“Rosas”, que entre o repertório do grupo é a música mais polêmica, mais discutida, mais premiada e a mais tocadas, inclusive é utilizada em palestras, não poderia ficar de fora. A música que fala da violência doméstica e informa as mulheres de seus direitos – ou conscientizando os jovens de que a criminalidade não é o caminho correto.
E por último “Neguinho da Favela”, com Aninha, Hellen, Giza Black e Jane ex-Veneno. Nesse momento estavam juntas novamente as guerreiras que formaram o Atitude Feminina. Elas aproveitaram para convidar todos que contribuíram, participaram da gravação do DVD ou fazem parte da história do grupo, para subirem ao palco, que ficou pequeno para tanta gente.
A verdade é que todos saíram de lá orgulhosos e emocionados por ter presenciado tal apresentação. E estaremos esperando ansiosos o lançamento dessa obra de arte, que temos certeza que será o DVD do Atitude Feminina.
0 comentários:
Postar um comentário